sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Medalhão de filé ao molho de parmesão

A receita de hoje é gorda! Eu sempre compro filé no supermercado já cortados no formato tornedor. Isso facilita um bocado a vida na cozinha, pois já estão devidamente limpos e na medida certa para servir cada pessoa. Comprei um pacote de bacon errado outro dia. Era para comprar picado e acabei comprando em fatias. Ficou lá no congelador... Aí resolvi aproveitar aquela gordice para fazer um medalhão bem saboroso. Havia comido um filé ao molho de gorgonzola no dia anterior e logo me veio testar a receita. Mas não havia gorgonzola em casa e eu nem ia sair para comprar. Vasculhando a geladeira encontrei uma peça considerável de parmesão! Então seria ele o ator principal do meu molho. Não tive dúvidas! Procurei uma receita de molho gorgonzola na internet e adaptei ao meu parmesão. E ficou uma "marravilha"!
O filé não tem muito mistério. Como já vem enroladinho em papel filme e no formato tornedor, basta retirar o plástico, temperar com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e enrola-lo com uma fatia de bacon. Prenda as pontas dele passando um palito que ficará com a pontinha em cada um dos lados da carne. Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite e coloque os filés. Uns dois minutos depois, acrescente 1 colher de sopa de manteiga. Segredinho da culinária francesa que eu já sabia mas consegui a explicação no site do Daniel Rayol! Uma reação quase que mágica acontece! O azeite estabiliza a temperatura da manteiga fazendo com que ela demore muito mais para queimar, e a manteiga por sua vez ajuda o azeite a dourar a carne, acrescentando um sabor incrível! O ponto de queima do azeite e da manteiga são diferentes por vários motivos, mas principalmente pela quantidade de sólidos entre um e outro. A manteiga (principalmente as de boa qualidade) contem vários sólidos e proteínas vindos do leite e a gordura é mais densa, por isso a queima acontece mais rápido. E no caso do azeite, quanto mais leve ele for, menos tempo ele levará para queimar. Mas... voltando à receita... Primeiro o azeite, coloque a carne e dois minutos depois a manteiga, certo! Deixe lá por certa de 5 minutos e vire os filés para fritar do outro lado por mais 5 minutos. Quem gosta de carnes mais bem passadas por deixar por mais tempo. Dependendo também do seu fogão, preste atenção na cor que está tomando o bacon. Ele sim é o ponto de referência para este filé. Quando estiver bem tostadinho está bom!
O molho é fácil demais! Depois que fritou os filés, reserve-os. Nesta mesma frigideira (suja!) acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 1 cebola bem picadinha. Deixe até dourar e amolecer. Adicione 1 copo (200ml) de vinho branco ou espumante e deixe-o reduzir até a metade. Acrescente 100g de parmesão ralado na hora (não vale aqueles de saquinhos que vem quase em pó!). Mexa até ferver. Junte 1/2 lata de creme de leite sem soro e mexa até engrossar. Para servir, derrame o molho em uma travessa e arrume os medalhões no centro adicionando um pouquinho do olho em cada um deles. Decore com aquela maravilhosa salsinha que aprendemos com as dicas da Fefe e Bon appétit!


6 comentários:

  1. falou minha língua....

    Evelynn.

    ResponderExcluir
  2. Huuuuuuummmmmmmm... Que DELICIA!!!
    Tenha um Ótimo Fim de Semana... E te espero em meu Blog.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia! Que delícia o seu Blog! Com certeza pegarei muitas boas dicas lá! Seja sempre bem vinda por aqui!

      Excluir
  3. Deve ser bom mesmo! Deu vontade!

    ResponderExcluir