domingo, 29 de janeiro de 2012

Farfalle com cogumelos selvagens e limão siciliano

Há uns três anos resolvi fazer uma busca de receita para o verão. Ia receber uma amiga que mora fora e BH estava um calor de arder. Foi então que encontrei no blog Cozinha Fácil, essa massa maravilhosa!
No último sábado resolvi fazê-la novamente para queridíssimos amigos e foi um grande sucesso!
A receita que estou passando serve 6 pessoas.
Para começar limpe os cogumelos que serão utilizados na receita. Eu utilizei 1 badeja de shimeji branco, 1 de shimeji preto, 1 de shitake  e 1 de cogumelo paris fresco.
Para limpar esses cogumelos, descobri que é melhor descascá-los ao invés de ficar esfregando com buchinha ou escovinha debaixo da torneira. O paris, por exemplo, dá para retirar uma fina camada, como se fosse uma película.  
Ele fica branquinho e você retira aquela parte externa cheia de terra. Já o shitake, eu fui raspando delicadamente com uma faca bem afiada e também retirei uma fina camada deixando-o bem limpo. O shimeji basta lavar bem com água corrente e cortar descartando os talos. Aliás, importante descartar os talos deles. Nenhum se aproveita. Cogumelos limpos, agora basta picá-los em cubinhos.
Coloque a água da massa para ferver enquanto você prepara o resto do prato, com um fio de azeite e uma porção generosa de sal (eu costumo colocar 1 colher (das de sopa). 
Pique 1 cebola, também em cubinhos e 2 dentes de alho.
Em uma panela, coloque 150g de manteiga com sal e jogue a cebola e o alho. Adicione o suco de 2 limões siciliano. Quando levantar fervura, jogue os cogumelos e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Acrescente o equivalente a 1 xícara (das de chá) de salsinha ou cebolinha (o que for de sua preferência. Eu usei cebolinha).  Mexa bem. Abaixe o fogo e mexa por alguns instantes. Veja se a água já ferveu para poder cozinhar a massa. A que usei demorava 12 minutos. É mais ou menos o tempo que demoramos nesse procedimento de cozinhar a cebola e os cogumelos.
Então é importante que você faça tudo no tempo certo para não ficar com os cogumelos prontos aguardando a massa.
Para servir, basta jogar esse molho ma-ra-vi-lho-so por cima do farfale.
A sensação gustativa desse prato é simplesmente divina. É refrescante! É inacreditável. Em pleno verão, você pode se deliciar com uma massa sem passar mal de calor!
Experimentem! Vocês vão amar!
Aqui em casa todo mundo repetiu!

Bon appétit!

6 comentários:

  1. Oi, Adriana! Que bom saber que a receita é sucesso na sua casa! Eu agora estou acompanhando seu blog, que também tem receitas ótimas, parabéns!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Flávia! Que bom que você gostou!
    bjos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. oi flor, ameiiiiiiii! coloquei no Fernandicas de hoje! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei estar no Fernandicas de hoje! Que bom que gostou do blog! ;-)

      Excluir
  4. Dri, Esta receita e divina muito bom ja coprei os ingredientes e vou fazer logo, logo.
    Parabens!

    ResponderExcluir