domingo, 23 de abril de 2017

Linguado assado com arroz de couve-flor

Uma refeição saborosa e saudável. Esse prato é prático porque é fácil de fazer. Para o arroz de couve-flor, basta lavar bem o legume, secar e passar no processador para que fique com a aparência de arroz. Depois, em uma panela bem grande ou frigideira, refogue em 1 colher de sopa de azeite uma cebola que também pode ser processada para ficar bem miúda e 1 colher de chá de alho picadinho. Assim que estiver soltando aquela aroma delicioso e a cebola estiver já ficando transparente, o que demora cerca de 3 minutos, adicione aos poucos a couve-flor e vá temperando com sal. Prove para conferir se está na medida certa. Esse processo de cozimento deve durar uns 10 minutos, não mais que isso.
O linguado deve estar limpo. Tempere-o com sal e pimenta do reino. Forre um tabuleiro com papel laminado e unte com azeite. Organize os filés e salpique rodelas de mini cebolas, de mini tomates e um pouquinho de alcaparras em conserva. Para 500g de peixe eu usei duas mini cebolas, 10 mini tomates e 1 colher de sopa de alcaparras. Leve ao forno pre-aquecido 200 graus por 30 minutos e pronto! Pode servir com o arroz de couve-flor. Decore com folhinhas de manjericão.
Bon appétit!

domingo, 16 de abril de 2017

Mousse de chocolate com castanha do pará

A sobremesa de páscoa tinha que ser de chocolate, claro! Fácil de fazer, aerada e deliciosa. Boa para quem não gosta de sobremesas doces demais. Bata 4 claras em neve. Enquanto isso, derreta 200g de chocolate 70% (caso não goste muito de chocolate amargo, use ao leite). Você pode derreter em banho maria ou no microondas (nesse caso, vá colocando de 30 em 30 segundos, retire, mexa e volte até derreter por completo). Em uma tigela, adicione 1 lata de creme de leite sem soro e misture ao chocolate derretido até incorporar bem. Coloque 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional) e 1 colher de sopa de whisky (também é opcional). Se estiver de dieta, coloque 15 gotas de adoçante, caso não, use o chocolate ao leite para fazer a receita. Agora misture tudo isso com a clara em neve devagar para não perder a textura dela. Assim que estiver homogênea, leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Na hora de servir salpique 50 gramas de castanha do pará laminada na ponta da faca por cima e aproveite essa delícia!
Bon appétit!

*Receita do site http://www.vidalowcarb.com.br/sobremesa-low-carb-mousse-de-chocolate/

sábado, 15 de abril de 2017

Bolo de churros

Bolo de churros - mais ou menos, né, porque churros de verdade é frito e esse não, mas é uma delicia!
Bata em uma batedeira ou liquidificador 4 ovos, 1 ½ xícara de açúcar, ½ xícara de óleo, 1 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de fermento químico.
Assim que estiver bem homogênea coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180 graus por 30 minutos. Faça o teste do palito. Fure o bolo e se sair sequinho está bom. Caso não, deixe por mais 10 minutos e faça novamente o teste. Assim que esfriar, polvilhe açúcar de confeiteiro misturado com canela por todo o bolo. Corte em circulo uma parte do topo fazendo uma cavidade. Nesse "buraco", adicione 800g de doce de leite.
Mais uma receita do Tastemade testada e aprovada! Adorei.
Bon appétit!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Pizza Integral (low carb)

Recebi essa receita da minha nutricionista e testei para ver se realmente mataria aquela vontade absurda de comer pizza enquanto faço uma dieta com restrição de carboidrato. Funcionou! Ela é fácil de fazer, mas demora um pouquinho. Bata em um liquidificador 2 ovo, 50g de queijo parmesão, 2 folhas de gelatina sem sabor (sem dissolver), 1 colher de sopa de farinha do coco, 100ml de creme de leite light sem soro (mais ou menos 4 colheres de sopa), 4 colheres de sopa de água e sal a gosto. Bata muito bem. Em uma forma redonda, forre o fundo com papel manteiga para não grudar (sem ele fica fica muito difícil!). Despeje a massa espalhando bem. Coloque para assar em forno médio por 20 minutos. Vire a massa e asse pelo mesmo tempo o outro lado.
Retire do forno e monte com o sabor de sua preferência. Eu utilizei molho de tomate caseiro e por cima coloquei fatias de queijo muçarela, fatias de mini tomates e manjericão seco. Levei ao forno por mais 10 minutos e depois finalizei com folhinhas de manjericão fresco. Ficou bom viu! E matou a vontade! A receita da uma pizza que serve duas pessoas.
Se você fizer essa receita, lembre-se de me contar aqui o resultado!
Bon appétit!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Falsas almôndegas

A receita original de almôndegas leva farinha de rosca e azeite. Por isso nesse post, o nome é "falsas" almôndegas. Como o objetivo de fazer a comida gostosa menos gordurosa e sem carboidratos, adaptei a receita e deu certo. Misturei uma bandeja de carne moída (patinho é bem magro) com 1 cebola picada (costumo usar o mini processador), 1 colher de chá de alho picadinho, 1 colher de chá rasa de sal, 1/2 colher de chá de pimenta do reino, 1 colher de chá de ervas de provence. Assim que todos os ingredientes estiverem bem incorporados, faça bolinhas com a carne e leve para assar no forno médio por aproximadamente 45 minutos. Ela soltará uma água e isso é normal. Retire as bolinhas do tabuleiro e jogue o molho de tomate quente por cima. Pronto!

Dica: Molho de tomate comprado pronto tem mais carboidratos e sódio, então a melhor opção é fazer o seu próprio molho em casa. Também faço um bem "tabajara", mas que funciona: processo 3 tomates com casca e tudo e levo ao fogo com sal e pimenta do reino por mais ou menos 1 hora. Só isso! Mas o ideal é colocar uma colher de chá de açúcar para diminuir a acidez do tomate.

Ovos de codorna em conserva

Eu amo ovos de codorna em conserva. Esses dias resolvi fazer a tal da dieta low cab e essa receita veio logo em minha cabeça. Muito simples, fácil e muito, muito bom!.
Para começar, cozinhe os ovos (uma caixa deve ter mais ou menos 30 unidades) por aproximadamente 6 a 7 minutos. Descasque cada um deles e reserve. Uma boa dica para descascar é usar uma faca de ponta para furar de leve o ovo e retirar a casca, Tem que ter um pouco de cuidado e paciência, senão vai machucar os ovinhos. Lave em água filtrada para retirar qualquer resíduo que tenha sobrado. Pegue um vidro limpo e adicione 50ml de vinagre branco, 50ml de água, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca, 1 colher (chá) de orégano seco, 1 folha de louro seca e uma pitada de pimenta do reino branca. Misture bem e adicione os ovos. Tampe e deixe na geladeira. O ideal é de um dia para o outro. Assim pegarão bem o tempero. Sirva como aperitivo ou para completar sua salada.
Bon appétit!

terça-feira, 21 de março de 2017

Trouxinha de couve com carne moída

Às vezes precisamos variar as formas de se fazer a mesma carne de sempre para dar mais prazer nas horas das refeições. Pensando nisso, a receita de hoje é uma variação muito básica, porém bastante saborosa e saudável.
Prepare a carne moída como de costume. Refogue, em 1 colher de azeite, 1 colher de alho picado bem miúdo e cebola. Assim que estiverem já soltando aquele aroma delicioso, adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e um tomate picadinho. Caso tenha dúvidas sobre o quanto de sal deve-se colocar, clique aqui e confira o post sobre temperos. Caso seja do seu gosto, adicione 1 colher de sopa de azeitonas picadas e outra de uva-passas. Assim que a carne estiver coradinha, reserve.
Corte as folhas de couve ao meio para retirar os talos. Em uma panela com agua quente, coloque-as, uma por uma, por poucos segundo, apenas para amolece-las. Retire com a pinça e reserve.
Assim que estiver já fria para manuseio sem queimar as mãos, coloque um pouco de recheio por cima da folha e enrole fazendo uma trouxinha, como se fosse aqueles rolinhos de charuto. Salpique um pouquinho de queijo branco ralado por cima. Leve ao forno elétrico por 5 minutos ou ao forno convencional pré-aquecido (180 graus), por 10 minutos. 
Pronto, seu jantar com carne, fibras e verduras, sem carboidratos e bastante saudável!
Bon appétit!